Desde o século XIX, a educação a distância com o uso do
correio para transmitir informações e instruções aos alunos e
receber destes as respostas às lições propostas, funciona como
alternativa empregada principalmente na educação não formal.
Posteriormente, foi usada para tornar a educação convencional
acessível às pessoas residentes em áreas isoladas ou àqueles
que não tinham condições de cursar o ensino regular no
período apropriado, o que lhe deu a reputação de educação de
baixo custo e de segunda classe.
Nas últimas décadas, a educação a distância tomou um novo
impulso com o uso das tecnologias tradicionais de
comunicação como o rádio e a televisão associados aos
materiais impressos enviados pelo correio, o que favoreceu a
disseminação e a democratização do acesso à educação em
diferentes níveis, permitindo atender a grande massa de
alunos. Nessa abordagem, os centros de ensino e produção
emitem as informações de maneira uniforme para todos os
alunos, os quais recebem as produções dos emissores, estudam
os conceitos recebidos, realizam os exercícios propostos e os
remetem aos órgãos responsáveis pelo curso para avaliação e
emissão de novos módulos de conteúdo.Para Almeida [2] (2001), participar de um ambiente virtual
significa atuar nesse ambiente, expressar pensamentos, tomar
decisões, dialogar, trocar informações e experiências e
produzir conhecimento. Cada pessoa busca as informações que
lhe são mais pertinentes, internaliza-as, apropria-se delas e as
transforma em uma nova representação, ao mesmo tempo que
transforma-se e volta a agir no grupo transformado e
transformando o grupo
Fonte:http://cecemca.rc.unesp.br/cecemca/EaD/artigos/atigo%20Beth%20Almeida%20RIBIE.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário