ACESSE O CONTEÚDO

quinta-feira, 10 de março de 2011

Metodologia em EAD

• metodologias para o ensino a distância. Quando tocamos no assunto; ensino síncrono ou assíncrono? Percebemos que a grande maioria dos professores e até mesmo alunos, dos cursos a distância não conhecem essa denominação.
• Síncrono: Esse tipo de ensino tem a interação em tempo real de um professor ou tutor. Os alunos assistem às aulas via satélite ou então por [BP]videoconferência[/BP]. Para quem não conhece esse pode até parecer um método mais vantajoso, mas os investimentos necessários para implementar a infra-estruturar são enormes, sem falar na logística necessária para preparar os meios de comunicação. Com esse método o ensino a distância fica menos “distante”, mas o custo pode subir.
• Assíncrono: Aqui temos a categoria mais tradicional do ensino a distância, em que os alunos precisam realizar o auto-estudo. Com a metodologia assíncrona, o conteúdo é adquirido com leitura e consulta a materiais sem a intervenção em tempo real, de um professor ou de outro mediador. O custo de infra-estrutura para esse método é infinitamente menor, mas a produção do material precisa ser impecável.
Se a sua instituição de ensino ou empresa planeja lançar alguma iniciativa, voltada para a educação a distância, recomendo começar com o método assíncrono.
Para quem não tem experiência, esse método oferece a facilidade de necessitar de um bom material e de acompanhamento apenas.
Para a metodologia síncrona, além do material seria necessário um interlocutor ou ator para ministrar as aulas, seja via TV, videoconferência ou outra tecnologia qualquer. Esse tipo de profissional não é fácil de encontrar ou formar.


http://www.colaborativo.org/blog/2007/10/08/sincrono-ou-assincrono/

Nenhum comentário:

Postar um comentário